quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Política com P Maiúsculo

Por José Luiz Guimarães*



A decisão pelo arquivamento das investigações do Ministério Público Estadual em torno das denúncias feitas em 2010 contra a entidade Água e Vida, o prefeito Sebastião Almeida e sua família traz algumas reflexões sobre a forma com que a política vem sendo feita na nossa cidade. A mando de adversários políticos, os autores da denúncia se utilizaram de um artifício sujo e desleal para denegrir a imagem de Almeida e desonrar seus familiares com acusações sem fundamento e que não se sustentaram diante de uma investigação mais minuciosa.



A ânsia e o desespero de adversários políticos do prefeito levaram a imprensa ao erro, inclusive com o uso dessas notícias para a confecção de boletins e jornais distribuídos em toda a cidade. Sem qualquer certeza sobre as denúncias, e tentativa única de explorar o assunto, esses adversários fizeram política com “p” minúsculo. Isso ocorreu porque eles ainda não assimilaram as transformações promovidas pelo PT e se incomodam, principalmente, porque nunca tiveram um verdadeiro projeto de desenvolvimento para Guarulhos.



Na última década, os governos de Elói Pietá e Sebastião Almeida fizeram obras para todos os segmentos em áreas como Educação, Saneamento Básico, Habitação, Infraestrutura, Transportes, entre outras. Recolocaram o nome de nossa cidade em destaque no cenário nacional, devolvendo aos guarulhenses a autoestima abalada pela série de escândalos do final dos anos 90 que terminou com a cassação do então prefeito e a prisão de vários vereadores.



Ocorre que membros desse grupo político derrotado nas urnas apostavam em um escândalo semelhante contra o governo do PT. Deram com os burros n’água. Ao decidir pelo arquivamento do processo, o Ministério Público não só resgatou a verdade, mas amparou juridicamente o prefeito, que agora pode tomar medidas legais contra seus difamadores na Justiça, amenizando o estrago contra si próprio, seus familiares e amigos.



Acredito que nas próximas eleições alguns ainda insistam na campanha difamatória, caluniosa e apócrifa contra o prefeito - o famoso “vale tudo”. Gostaria muito de estar enganado em relação a isso. Minha única certeza, no entanto, é que os cidadãos estão cada vez mais bem informados e sensíveis, identificando a diferença entre quem tem projeto de governo e quem não tem. Hoje essas pessoas já reconhecem plenamente quem faz Política com “P” maiúsculo em Guarulhos.

* José Luiz Guimarães é vereador e líder do Governo na Câmara Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário